Viagem pelas ruas da amargura

"As viagens devem ser um instrumento à procura do fantástico,nunca o suporte de uma devoção complacente" - Baptista-Bastos

quarta-feira, novembro 15, 2006

Resistir pela Caixa!

Por via de uma decisão política há algum tempo anunciada, o Governo começou a dar hoje a estocada final na Caixa de Previdência e de Abono de Família dos Jornalistas, com o secretário de Estado da Saúde, Francisco Ramos, a anunciar para 1 de Janeiro de 2007 o fim do financiamento público de subsistemas de base profissional para cuidados de saúde.

Na prática, a decisão implica o fim do direito que os jornalistas têm à comparticipação nas despesas de saúde e à livre escolha de médicos e exames. A ideia é antiga, nivelar por baixo, colocar-nos a todos, cidadãos, jornalistas ou não, na fila do Centro de Saúde da área da residência. Algumas vozes chamam a isto o fim de privilégios antigos. Classificaria a decisão de outro modo, mas temo ser excessivo e por isso refreio-me.

Há males que vêm por bem, e esta pode ser uma dessas situações. Talvez tenha chegado a altura de toda a classe jornalística saber unir-se na defesa dos seus interesses, a manutenção da Caixa de Previdência e de Abono de Família dos Jornalistas e, por tabela, da própria Casa da Imprensa-Associação Mutualista, que depende, em grande medida, do financiamento da primeira nos cuidados de assistência à saúde e doença dos seus associados.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial