Viagem pelas ruas da amargura

"As viagens devem ser um instrumento à procura do fantástico,nunca o suporte de uma devoção complacente" - Baptista-Bastos

sexta-feira, outubro 28, 2005

Notícia negativa para aprender a ler

Lê-se aqui que o sector não lucrativo em Portugal envolve 250 mil trabalhadores. O tal sector "não lucrativo" -- um desperdício, já se vê, nos tempos que correm -- refere-se a associações, associações mutualistas, cooperativas, fundações, misericórdias, organizações de desenvolvimento local, museus, instituições particulares de solidariedade social e organizações privadas para a cooperação e desenvolvimento.

É uma notícia negativa, como se Portugal investisse, erradamente, os seus esforços no que não deve -- sim, porque o que interessa mesmo é que qualquer coisa, não interessa o quê, dê lucro, dinheiro, rápido, já!.

Mas é curioso que a mesma notícia assinala que a mão-de-obra que os portugueses aplicam no tal sector não lucrativo (que chatice!) representa 4% da população activa, contra 14,4% na Holanda, 11,1% no Canadá, 10.9% na Bélgica, 10,45% na Irlanda e até, imagine-se!, 9,8 nos Estados Unidos.

Porque será que a notícia não diz exactamente o contrário, que Portugal não investe tanto no "sector social" como deveria, ao contrário do que fazem os países desenvolvidos que tanto dizemos amar?

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial